top of page

Crítica | Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso


[O texto contém spoilers]

Na década de 50, os Estados Unidos começaram a “vender” um modelo a ser seguido de como viver em perfeição, o American Way of Life, onde, todos as famílias do país, supostamente, viviam em harmonia, felizes, livres e sem problemas, mas Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso chega para criticar e desmistificar toda uma crença por volta desse modelo e mostrar os podres por dentro de uma típica família norte americana dessa época.


A história começa apresentando um subúrbio, onde todos viviam em harmonia, paz e, supostamente, sem preconceitos, até que uma família de negros, os Meyers, se mudam para uma casa na região e o caos começa a surgir, onde os habitantes se reúnem para decidir o que fazer em relação aos novos vizinhos. Paralelamente à reunião, começamos a acompanhar a casa dos Lodge, família do personagem de Matt Damon, que está sendo invadida por estranhos e que acabam matando a matriarca da família. A partir desse evento, começamos a acompanhar o drama familiar em relação a morte da mãe.


Com um roteiro bom e inteligente, Clooney conduz o filme de maneira perfeita, retratando aos poucos, a decadência e a degradação do American Way of Life, destrinchando os podres dos personagens de Matt Damon e Julianne Moore, que no desenrolar, descobrimos que ambos planejaram a morte da esposa para pegar o dinheiro do seu seguro de vida; e mostrando a família dos Meyers sofrendo diversas injurias pelos habitantes da "boa vizinhança" de Suburbicon.


Em relação aos personagens, Clooney acertou a mão em recrutar Matt Damon, Julianne Moore e Noah Jupe, pois eles brilham em suas atuações, sendo um dos pontos fortes do filme. Inocência, medo e questionamento são características a se destacar no início do longa com esses três personagens, mas ao caminhar para último ato, esses pontos vão sumindo para surgirem outros e os atores mudam drasticamente de uma maneira totalmente natural.


Outro ponto forte do longa, são os mini Plots Twists da trama, que vão instigando o espectador a continuar totalmente intrigados com o caminho que o filme vai seguir, questionando até o gênero do filme, certa hora, parece que está se dirigindo para um drama, depois, para um comédia dramática e perto do fim, acaba virando um suspense, mas sem perder sua essência dramática e seu humor negro.


Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso é um filme interessante, intenso e espetacular, não só pelos atores; pelo visual e a fotografia; pela excelente trilha sonora ou pelos diálogos irônicos, inteligentes e com humor negro, mas sim, pela crítica que ele proporciona, fazendo o espectador refletir se o estilo de vida da “terra das oportunidades e da liberdade” é, realmente, perfeito.



Direção: George Clooney


Elenco: Matt Damon, Julianne Moore, Noah Jupe, Oscar Isaac


Gênero: Thriller, Mistério, Suspense


Duração: 1h45


Distribuidora: Diamond Films


Data de lançamento: 21/12/2017 (Brasil)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page